Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Para se elogiar?

A mudança da sociedade com o passar dos tempos e a criação de novas prioridades vem mudando a forma como vemos e vivemos o mundo.
A busca desenfreada por dinheiro, sucesso, realizações materiais vem mudando a moral do povo, principalmente do brasileiro.
Hoje em dia é comum ver pessoas nos ônibus ocupando lugar de idosos, grávidas, deficientes ou de pessoas que não tem condições de ficarem em pé por estarem com um braço quebrado ou perna quebrada.
As pessoas te olham com cara feia se um dos trinta livros que você carrega bate em sua cabeça ou ombro.
Não é só questão de cultura, mas questão de caráter.
Se você se levanta para ceder o lugar a quem necessita, as pessoas vem elogiar sua atitude, falando que foi lindo o que você fez, “parabéns”, “que lindo”, “nossa, que educação”.
Meu deus, isso é motivo para ser recompensado?
Se você vê algo de errado no seu trabalho e corrige, qual o motivo para se elogiar?
O caráter esta tão escasso, tão incomum a sociedade que quando se age da maneira correta, todos estranham e te vêem como uma pessoa diferente.
Ora, qual a diferença? Apenas porque uns aplicam e outros não?
O pior é ver que pessoas que elogiam quem tem caráter e vêem isso como uma boa coisa, não aproveitam as oportunidades para exercitar aquilo que o ser humano tem de melhor, o seu caráter.
Recompensar quem faz a coisa certa não é necessário, os elogios devem ser guardados para uma boa música, para um bom espetáculo teatral, um bom filme, uma boa comida, para o caráter, basta ter e por em prática, pois mesmo quando se faz esperando o reconhecimento, não é caráter, mas vaidade disfarçada.



Só por curiosidade, olha um vídeo que retrata a falta de educação X falta de caráter.




Nenhum comentário: