Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Politicamente Correto

A moda hoje é pó tal do politicamente correto.
Não faça isso, não faça aquilo, não diga isso, não diga aquilo, “não é politicamente correto!!!”
Mas o que é o tal do politicamente correto?
O politicamente correto nada mais é o moral com um novo titulo, mais bonitinho, mais polido, mais século XXI.
Se perguntássemos a nossos pais, nossos avós e por sorte dos que tiverem, bisavós, como era no tempo deles, eles diriam que andar de mãos dadas na rua era amoral, que beijar na boca era amoral, que não tinha moral nem decência a mulher que risse alto em público.
A moral já foi um modo de controle social, utilizado pela própria sociedade e por estados ditatoriais que buscavam uma legitimação das coibições.
Ocorre que a sociedade foi criando desinibições e ignorando o caráter do amoral forçando a sociedade a criar uma nova forma legitimadora do controle das ações humanas, utilizaram então a velha idéia com um nome mais moderno para gerar um controle na psique das pessoas com a “nova” idéia do politicamente correto.
O moral gerava um desconforto social pois remetia a todos aos períodos de controle exacerbado.
Muitos de nós nos preocupamos em ser politicamente corretos, mas não nos preocupamos em ser moralmente corretos, pois subjetivamente rejeitamos a idéia do moral devido a lembranças e histórias de nossos antepassados.
Todos conhecemos, mesmo que de ouvir falar, o instituto juridico dos DANOS MORAIS, objeto de legitimação da idéia do politicamente correto, que vem cada dia mais ganhando um espaço no rol da banalização, justamente por esta idéia.
Os danos morais são pleiteados, e algumas concedidos, por atitudes ínfimas, ridículas, banais apenas porque um cidadão não foi politicamente correto.
Claro que devemos ter sim um controle das questões sociais, mas de que forma isto deveria ocorrer?
Minha concepção é a de que deve ocorrer com caráter, respeito, educação, auto estima, auto aceitação. Não precisamos de um “ser” social controlador, mas de humanidade...
Se é moral ou não esse texto, se é politicamente correto ou não, eu não sei, e foda-se se não for, meu carater, minha liberdade e meu respeito são meus guias e isto ninguém irá retirar.
PS: Se você não achou legal esse post, não leia novamente nem entre no meu blog mais, pois você tem essa opção e ninguém irá me calar, a não ser o Google, que pode tirar essa coisa do ar...

kkkkkkkkkkkkkkk

Nenhum comentário: